quarta-feira, 17 de março de 2010


O que preciso saber sobre o Diabetes?
O que é o Diabetes?
O Diabetes é uma doença crônica, de ocorrência mundial e cada vez mais frequente devido às mudanças no estilo de vida do ser humano. Trata-se da presença de uma quantidade de açúcar no sangue acima do que seria normalmente esperado, devido à produção insuficiente de insulina ou utilização inadequada da mesma pelo organismo. A insulina é uma substância produzida pelo pâncreas, responsável pela transformação do açúcar em energia. Esse açúcar é avaliado através da dosagem de glicose no sangue, o que chamamos de glicemia, e esta, em excesso, a longo prazo, pode prejudicar a função de alguns órgãos do corpo, tais como olhos, rins, vasos sanguíneos e nervos.
Tipos mais comuns de diabetes:
Tipo 1
Tipo 2
Diabetes gestacional
Geralmente ocorre em crianças e adultos jovens.Caracteriza-se pela rápida instalação da doença e necessidade de insulina para controle.
É o diabetes mais frequente. Geralmente ocorre em pessoas obesas, sedentárias e com hábitos alimentares inadequados.Muitas vezes é controlado somente com dieta ou medicação via oral.
Diabetes que surge durante a gravidez, especialmente em mulheres obesas ou que aumentaram excessivamente o peso durante a gravidez.
Quais são os principais sintomas do diabetes?
O alto nível de glicose no sangue pode causar vários sinais e sintomas, mas em muitos casos eles podem ser leves ou ausentes. Os mais comuns são:
Cansaço inexplicável;
Dores nas pernas;
Aumento da sede;
Aumento na quantidade de vezes que urina;
Perda de peso, mesmo sentindo mais fome e comendo mais que o habitual;
Visão embaçada;
Feridas que demoram a cicatrizar;
Infecções frequentes na pele ou mucosas;
Formigamentos nas mãos e pés.
Quem pode ter diabetes?
O diabetes pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é mais comum nos indivíduos que têm parentes próximos diabéticos (mãe, pai, avós, irmãos) e naqueles que apresentam um ou mais dos seguintes fatores:
Idade maior ou igual a 45 anos;
Vida sedentária;
Pressão alta;
Obesidade;
Diabetes gestacional prévio;
Colesterol ou triglicérides alterados.
O que é o bom controle do diabetes?
A dosagem da glicose no sangue detecta o nível da glicemia daquele momento. Estes níveis mudam a todo instante, dependendo de vários fatores como, por exemplo, da qualidade e quantidade da alimentação, da atividade física ou da ação de medicamentos. A dosagem de hemoglobina glicada (A1c), entretanto, avaliará a média da glicemia nas últimas 12 semanas. Os pacientes diabéticos devem procurar manter o nível de A1c em no máximo 7% (o que representa uma glicemia média diária por volta de 170 mg/dL ou abaixo disto). A média de A1c para uma pessoa não diabética situa-se entre 4 a 6% (cerca de 65 a 135 mg/dL).
Por que tratar o diabetes?
Quando bem tratado e bem controlado, todas as complicações crônicas podem ser evitadas e o paciente diabético pode ter uma vida perfeitamente normal. Recentemente, foi concluído um grande estudo, nos Estados Unidos, o qual demonstrou que o controle adequado do diabetes é, realmente, o único caminho para se evitar as complicações da doença.
Dra. Flávia Beatriz PieroniMédica EndocrinologistaAssessoria Científica

Nenhum comentário: